HOME | JONATAS VIDAL | JASON UPTON | WIARLY MUÑOS | ESCOLA MOSTO | MUSIC | TWITTER

THOMAS COKE (1747 – 1814) - Rebelde Com Uma Causa

Thomas Coke tinha uma paixão por almas perdidas. Ele, quase que sozinho, foi o responsável por espalhar o metodismo no mundo de fala inglesa.”Se Coke morresse e alguém sussurrasse em seu ouvido a palavra missão, disse seu amigo Jonathan Crowther, “ele se levantaria para a vida novamente”.

Em 1772, dois anos após ser ordenado clérigo anglicano, Coke teve uma experiência de conversão sob o ministério do dissidente metodista Thomas Maxfield. Coke voltou a sua paróquia em South Petherton, pregando o seu recém descoberto Evangelho para uma congregação não muito receptiva. Dentro de um ano, seus paroquianos irados, o dispensaram. Ele imediatamente se juntou aos metodistas e se tornou um dos mais confiáveis – e também criador de problemas - dos assessores de Wesley.

Coke gostava de assumir riscos e achava que Wesley hesitava muito. Para Coke, as almas perdidas não poderiam esperar. Wesley achava que Coke era muito impulsivo e agia sem pensar. Ele e os outros temiam que a paixão irresponsável de Coke iria destruir o movimento metodista. Eles temiam também a sua ambição e imaginavam que ele almejava ser o sucessor de Wesley. Coke tinha uma tendência a assumir mais autoridade do que lhe era concedida. A discordância mais profunda surgiu quando Coke começou a se referir a Wesley, ele mesmo e ao líder metodista americano Francis Asbury como bispos, ao invés de superintendentes. Na pratica,o “bispo” de Coke nada mais era do que um superintendente, mas o titulo dava uma conotação de autoridade maior do que Wesley queria.

Os metodistas britânicos ficaram assombrados. Wesley ficou lívido. “Os homens podem me chamar de patife, tolo, malandro, canalha, e eu ainda ficaria contente”, ele escreveu, “mas eles jamais deverão, com o meu consentimento, chamar- me de Bispo!” Quando Coke e Asbury fundaram a escola “Cokesbury College” (dando seus nomes a ela), a situação piorou.

Depois do sucesso na América, Coke estendeu seu olhar par terras mais exóticas. Mas, a sua proposta de enviar missionários para a África e para a Índia, teve uma acolhida apenas morna pelos metodistas da Inglaterra. Wesley concordou apenas em principio. O fervor de Coke, entretanto, permaneceu inabalável. Ele ate buscou apoio nas igrejas batistas. Após anos de rogos de Coke e sacrifícios financeiros, as sociedades metodistas finalmente apoiaram uma expedição para a África. Ainda que o desejo maior de Coke fosse pela Índia. “Eu agora estou morto para a Europa e vivo para a Índia” , ele disse. “Deus me disse para eu ir para o Ceilão”.

Eu prefiro ser lançado nu na costa do Ceilão, sem roupas, sem amigos, do que não ir para lá”. Aos prantos, um Coke envelhecido finalmente persuadiu os metodistas a permitirem uma missão para a Índia. Atendendo ao chamado de Deus, ele acompanhou a expedição, mas morreu no caminho. Seu corpo foi encontrado ajoelhado, em posição de oração, na sua cabine no navio.

0 Comments:

Post a Comment




Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and Anderssauro
Nenhum conteúdo desse blog pode ser reproduzido sem prévia autorização. Os Populares